sábado, 20 de dezembro de 2008

TINTIN (continuação)

Personagens
Amigos

Capitão Haddock
O Capitão Haddock é um comandante da marinha reformado, que apesar de viver num castelo e quase sempre em terra, ainda tem saudades do tempo em que vivia no mar.É um dos melhores amigos de Tintim, seguindo-o para todo o lado; mas não gosta das perigosas aventuras em que este o envolve. Aliás, nunca reage muito bem às peripécias que lhe vão surgindo pela frente, gritando muitas vezes "raios" e "coriscos"!Pois é, o Capitão Haddock é uma das pessoas mais mal-humoradas já vistas, mas também consegue ser generoso, ter actos de coragem e fazer-nos rir com as suas distracções. O mau humor não é o seu único defeito: gosta muito de uísque, mas quer deixar de beber porque sabe que lhe faz mal.É quase um pai para Tintim.

Dupond e Dupont
A dupla de polícias mais ridícula de toda a história da banda desenhada apareceu pela primeira vez em 1932 no álbum "Os Charutos do Faraó". Por serem muito distraídos, desajeitados e se considerarem os melhores profissionais do mundo, esta dupla dificilmente consegue evitar-nos uma gargalhada.Apesar de serem muito parecidos, Dupond e Dupont não são iguais. À primeira vista, nada os distingue, a não ser na forma do bigode: Dupond tem o bigode cortado a direito, enquanto Dupont tem as pontas do bigode ligeiramente viradas para fora. Sempre que aparecem numa nova aventura, decidem que, para passarem despercebidos, o melhor é vestirem-se como os habitantes locais. O pior é que não têm muito jeito para disfarces... Quando aparecem, preferem usar as roupas folclóricas tradicionais dos habitantes locais, que ninguém usa no dia-a-dia. A sua expressão preferida já é uma piada que se ouve por todo o lado: "Eu diria mesmo mais...". O melhor destes dois é que as piadas são sempre a dobrar.

Professor Girassol
Distraído, surdo, mas também genial, o professor Girassol é uma das personagens mais inteligentes de Hergé.Sabias que para criar esta personagem, ele se inspirou no cientista suíço Auguste Piccard (que fez estudos nas profundezas do oceano e também nas mais altas camadas da atmosfera)?É o inventor do famoso submarino-tubarão que possibilitou a Tintim e Haddock procurarem um tesouro submerso. Foi também ele que inventou a propulsão nuclear do foguete que os levou até à Lua.Mais tarde, depois de se ter dedicado à criação de um aparelho de ultra-sons, o professor Girassol decide dedicar-se à horticultura e à jardinagem.

Nestor
Nestor é o mordomo do castelo de Moulinsart, que pertence por herança ao Capitão Haddock.É completamente dedicado ao seu trabalho e ao seu patrão, para o qual tem uma paciência inacreditável, principalmente quando este último tem um dos seus famosos ataques de mau humor.Discreto e trabalhador, Nestor parece ter só qualidades. É assim que conquista a confiança e o afecto de todos os habitantes do castelo.O mais divertido é a forma como parece não ficar afectado com nada, nem com o mau humor do Capitão, nem com as tropelias de Milu e do gato do castelo, que têm a mania de correr por todo o lado e fazê-lo tropeçar sem deixar cair a bandeja.

Milu
Milu é o fox-terrier branco de Tintim e acompanha-o desde o primeiro dia. Gosta de aventuras mas, ao contrário do seu dono, prefere brincar do que completar uma missão.Por causa do seu gosto pela aventura, faz algumas asneiras quando tenta "matar a curiosidade" ou anda à procura de alguma guloseima.Muito fiel a Tintim, segue-o para todo o lado e salva-o de inúmeras armadilhas. Desta forma, é impossível falar de um sem falar do outro. São mesmo inseparáveis!
Bianca Castafiore Conhecida como o "Rouxinol Milanês", Bianca Castafiore é uma cantora lírica com uma voz estrondosa e cujo som é comparado ao poder de um ciclone.Pertencendo ao Teatro Scala de Milão, tem um carácter curioso e caprichoso, digno de uma verdadeira diva.A sua vítima habitual é o Capitão Haddock, por quem parece apaixonada, mas cujo nome não consegue pronunciar, trocando-o por outros semelhantes.

Serafim Lampião
Como bom vendedor de seguros que é, Serafim Lampião, é das pessoas mais irritantes que existe. A sua conversa é tão aborrecida e descabida que chega a cansar quem o ouve.Adora ouvir as suas próprias piadas e considera-se um mestre de todos os hobbies. A coisa que mais teme é apanhar escarlatina. Aparece sempre nos piores momentos, mas não se pode dizer que esteja directamente relacionado com o curso dos acontecimentos. No pior dos casos, faz-se acompanhar do seu grupinho familiar, sem se dar ao trabalho de avisar.

Oliveira da Figueira
Trata-se de uma personagem portuguesa que, apesar de aparecer poucas vezes, consegue salvar Tintim e o Capitão Haddock de várias situações muito complicadas. É que, como bom português que é, Oliveira da Figueira é um rei do "desenrasca".Invulgarmente esperto, este comerciante de Lisboa consegue vender tudo, mas tudo, mesmo em pleno deserto. Até mesmo areia!Aparece em "Os Charutos do Faraó", "No País do Ouro Negro", "Carvão no Porão" e "As Jóias de Castafiore", sempre a falar pelos cotovelos.

Tchang
Tchang é uma personagem inspirada na realidade: um amigo chinês de Hergé que muito o marcou e o levou a criar a aventura "O Lótus Azul".Trata-se de um amigo muito especial de Tintim, pelo qual o nosso herói arriscou a vida em diversas situações.Tintim conhece Tchang na sua visita à China, tornando-se seu parceiro na luta contra os mafiosos de Xangai que castigavam as suas vítimas com um veneno que provocava a loucura.Tchang volta a aparecer muitos anos depois em "Tintim no Tibete", quando é vítima de um acidente de avião e salvo pelo abominável homem das neves, mas resgatado, é claro, pelo seu amigo Tintim.

1 comentário:

Nuno Amado disse...

Olá, espero que continue a sua divulgação da Banda Desenhada publicada por cá (ou por lá).
Como tenho 44 anos sou contemporâneo da revista Tintim, da qual colecionei do nº14 do 4º ano até ao fim do 8º ano; da revista Spirou (Vasco Granja), da qual tinha os números todos; e do Mundo de Aventuras!
Começar um blog é fácil, manter é muito mais dificil! Espero que consiga manter este blog, para a divulgação da BD somos todos precisos!
Esta viagem ao mundo do Tintim foi muito boa, embora eu não seja fã do personagem.