sábado, 16 de maio de 2009

Morreu Vasco Granja



Eu sei que estou um pouco atrasado, mas cá vai:
Vasco Granja nasceu em Lisboa, em Julho de 1925. Apaixonado pelo cinema, participou no movimento cineclubista nos anos 50, desempenhando funções de direcção no Cine-Clube Imagem. É nesta associação que inicia uma acção de divulgação do filme animado.

Em 1960, participou no primeiro Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy. Em 1967, mais uma visita a este Festival que o levou à primeira grande mostra de banda desenhada, com a exposição "Bande Dessinée et Figuration Narrative", no Museu das Artes Decorativas do Museu do Louvre, em Paris.

Fica de tal modo entusiasmado que contactou com os organizadores. Ficou, assim, ligado à organização que se tornou responsável, nomeadamente, pela concretização do Salão de Lucca e pelo Festival de Angoulême, onde integrou o Grand Jury nas duas primeiras edições.

Em Junho de 1974, foi convidado para organizar meia dúzia de programas com filmes animados para a RTP. Acabou por concretizar mais de um milhar de programas, até 1990.

Vasco Granja foi editor do fanzine "Quadrinhos" e director da 2ª série da revista "Spirou". Foi, ainda, o último director da revista Tintim.

A Vasco Granja se deve a publicação de "Corto Maltese", pela Bertrand, da qual foi empregado durante 29 anos.

Vasco Granja foi figura determinante no arranque do Festival Internacional de BD da Amadora. Foi com a sua colaboração e disponibilidade em ajudar que o Festival acolheu o autor de Lucky Luke, Morris. Em 1996, recebeu o Troféu de Honra do Festival.

In SIC

Vídeo RTP


Para os interessados, encontra-se À venda um livro sobre a vida de Vasco Granja.
É este aqui.


Um bem-haja a um ícone da BD portuguesa.

1 comentário:

Putchy disse...

Só para dar a conhecer o blogue http://putchybaby.blogspot.com/

Se gostarem divulguem.