segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Só uma informação...

já devem ter ouvido por aí que o tintim vai ser adaptado ao cinema. e é verdade! vai ser adaptado por steven spielberg, que há muito tempo queria fazer um filme do herói. mas não é um nem dois filmes. vão ser três filmes do tintin a 3-D e que o primeiro deles vai estrear em breve... vamos ver... estamos quase lá...

Hergé, o mito, o génio, os seus heróis

Hergé, ou mais propriamente Georges Remi, nasceu em Bruxelas, Bélgica, a 22 de Maio de 1907.
Em 1920 Hergé inicia os estudos secundários no colégio Saint-Boniface, em Bruxelas, mas não era um aluno muito entusiasta...No ano seguinte entra para o grupo de escuteiros do colégio, onde lhe foi dado o totem de "raposa curiosa".

Apesar de nunca ter demonstrado grande interesse pela actividade escolar, torna-se colaborador da revista do colégio "Jamais Assez" (Nunca é Demais) oferecendo os seus desenhos.
Mais tarde, em 1923, os seus desenhos começam a aparecer regularmente na "Le Boy-scout Belge", a revista mensal dos escuteiros belgas.
A partir de 1924, Georges Remi começa a assinar as suas ilustrações com o nome Hergé.Este nome nasceu por causa das iniciais do seu nome, que trocadas e lidas em francês dão R.G. (érre, gê = Hergé). É engraçado, não é?

Em 1925, já depois de terminar o ensino secundário, Hergé começa a trabalhar no jornal "Le Vingtième Siècle", como empregado no Serviço de Assinaturas.Pois é, não entrou logo como desenhador...
Com o seu espírito inventivo, Hergé começa a demonstrar que tem muito boas ideias ao criar "Les Aventures de Totor, CP des Hannetons", apresentando uma personagem muito semelhante a Tintim no "Le Boy-scout Belge".

Em 1927, Hergé cumpre o serviço militar. Um ano depois, de regresso a Bruxelas, o director do "Le Vingtième Siècle" incentiva-o a cultivar-se e dá-lhe novas responsabilidades.
É então nomeado coordenador do "Le Petit Vingtième", suplemento semanal para jovens do "Le Vingtième Siècle".O primeiro número é publicado no dia 1 de Novembro de 1928.
Com argumento de um dos redactores desportivos do diário, Hergé desenha Les Aventures de Flup, Nénesse, Poussette et Cochonnet.

No dia 10 de Janeiro de 1929 (no n.º 11 do "Le Petit Vingtième"), é publicada a primeira tira de Tintim e Milu com o nome Tintin au pays des Soviets.Seguiram-se várias tiras sobre essa aventura e muitas outras aventuras vieram depois.
A série de "Aventuras e Desventuras de Quim e Filipe" (Les Aventures de Quick et Flupke) surge pela primeira vez em Janeiro de 1930 e conta as curtas histórias de dois rapazes de Bruxelas cujas diabruras são sempre seguidas de perto pelo polícia n.º 15.

O ano 1932 é importante para Hergé, pois é quando se casa com Germaine Kieckens, secretária do director do "Le Vingtième Siècle".
Em 1934, a Casterman torna-se na editora das aventuras de Tintim.Nesse mesmo ano, Hergé conhece um jovem estudante chinês, Tchang Tchong-Jen. É então que se apercebe da importância de uma história construída solidamente e da necessidade de se documentar. Começa, então, a levar mais a sério a criação de cada história.

Ao longo dos anos, são publicadas muitas outras aventuras com personagens de Hergé, nomeadamente "Les Aventures de Popol et Virginie au Far-West", entre Fevereiro e Agosto de 1934, e "As Aventuras de João, Joana e do Macaco Simão" (Les Aventures de Jo, Zette et Jocko) entre 1936 e 1957, com interrupção durante a Segunda Guerra Mundial.
No dia 10 de Maio de 1940, a Bélgica é invadida por tropas alemãs. O "Le Vingtième Siècle" e o "Le Petit Vingtième" desaparecem.
A aventura de "Tintim no País do Ouro Negro", então em curso de publicação, é interrompido durante oito anos. Hergé começa outra história "O Caranguejo das Tenazes de Ouro" publicado no jornal "Le Soir", um dos poucos jornais autorizados pelos nazis.

Por essa razão, no final da Segunda Guerra Mundial, em 1944, Hergé é acusado de colaboração com os nazis e afastado de todas as publicações durante algum tempo. Chega a ser detido, mas nunca é acusado de qualquer crime, nem chega a ser julgado.
Hergé volta ao activo a 26 de Setembro de 1946, com o lançamento da revista "Tintin". A série regular de aventuras do herói tem um enorme sucesso e as tiragens dos álbuns a cores sobem até atingirem o milhão de exemplares em 1956.
Em 1950, tendo decidido trabalhar em "Explorando a Lua", um episódio que ele queria que fosse o mais realista possível, o desenhador cria os Studios Hergé, onde se reúne com vários colaboradores.

Os álbuns de Tintim tornam-se de tal forma famosos que, em 1955, Hergé realiza então uma colecção de cromos, na qual Tintim desempenha o papel de apresentador em diferentes domínios do saber.
Em 1959 surge o primeiro livro consagrado à obra do autor, "Le Monde de Tintin", por Pol Vandromme.
Em 1964, Hergé descobre a arte contemporânea, que se torna uma verdadeira paixão para si. Também nesse ano separa-se da mulher.

Em 1972, participa no I Congresso da BD em Nova Iorque, onde é homenageado pelos maiores criadores norte-americanos de banda desenhada.No 50ª aniversário da aparição de Tintim, comemorado em 1979, recebe um "Mickey", galardão que nunca mais fora atribuído pela Disney desde a morte do seu fundador.

No dia 29 de Setembro de 1976, é inaugurada uma estátua em bronze de Tintim e Milu, em Bruxelas.Um ano depois, Hergé casa-se, com Fanny Vlamynck.
Em 1981, dá-se o reencontro emocionante entre Hergé e Tchang-Tchong-Jen, o amigo chinês que o tinha inspirado para "O Lótus Azul", 45 anos antes.
Nos 65 anos de Hergé, em 1982, a Sociedade Belga de Astronomia dá o seu nome a um planeta descoberto recentemente. O planeta Hergé está situado entre Marte e Júpiter.
No Verão de 1980 começam a aparecer os primeiros sintomas de leucemia, doença da qual viria a morrer a 3 de Março de 1983, em Bruxelas. Nesse mesmo ano surge "Le Monde Hergé", de Benoît Peeters.

Muito interessado pelos eventos que marcaram o seu século, Hergé coleccionou imagens e documentos, e registou acontecimentos e épocas históricas.
Tendo Hergé manifestado a sua vontade de não confiar Tintim a nenhum outro desenhista, a sua mulher Fanny decide substituir os Estúdios Hergé por uma Fundação Hergé, em 1987.
Pela sua arte do desenho e espectaculares aventuras, Hergé deu à banda desenhada europeia o estilo e o reconhecimento pela qual ainda hoje é distinguida.





Sabias que em 1988 é inaugurado, numa estação de metropolitano de Bruxelas, um mural de 100 metros com as personagens principais das aventuras de Tintim, feito a partir de um esboço de Hergé?
informação do site http://www.junior.te.pt/servlets/Bairro?P=FamososOutros&ID=1708


Não percam no próximo post, tudo sobre o tintin!

endereço de e-mail do blog

queria que me mandassem todas as vossas informações sobre as revistas, os álbuns de bd e os heróis de bd da vossa infância para o blog crescer e crescer. assim, poderei ter informação mais detalhada.
o e-mail do blog é bandadesenhadapt@gmail.com
espero muuuuuuuuuuitos mails.

Bem vindos ao meu blog sobre a BD em portugal!!!

No meu blog irei falar das várias revistas de BD que passaram pelo país, do ABCzinho ao Mosquito e do cavaleiro andante ao Tintin, falar das várias personagens da BD, desde o yellow kid ao astérix e do spirou ao snoopy, e dos heróis de «carne e osso» que nos fizeram o favor de criar os personagens que nos fizeram ficar horas a sonhar nas tardes chuvosas em casa. e para terminar, também irei falar dos variados tipos de BD que existem, desde as comic strips até à manga e dos álbuns às histórias seriadas, e irei pôr notícias do mundo da BD.
fiquem atentos ao meu blog e comentem os posts,
please please PLEASE
BYE!